Era do Iluminismo (ou simplesmente Iluminismo ou Era da Razão) foi um movimento cultural de elite de intelectuais do século XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento prévio. Promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado. Originário do período compreendido entre os anos de 1650 e 1700, o Iluminismo foi despertado pelos filósofos Baruch Spinoza (1632-1677), John Locke (1632-1704), Pierre Bayle (1647-1706) e pelo matemático Isaac Newton (1643-1727). Príncipes reinantes, muitas vezes apoiaram e fomentaram figuras do Iluminismo e até mesmo tentaram aplicar as suas idéias de governo. O Iluminismo floresceu até cerca de 1790-1800, após o qual a ênfase na razão deu lugar ao ênfase do romantismo na emoção e um movimento Contra-Iluminismo ganhou força.
Amadeus (1984)
Casanova (2005)
Goya (1999)
Pacto dos Lobos, O (2001)
Só pra acrescentar meu caro:
ResponderExcluirOs ideais iluministas tais como:
Direito a qualidade de vida
Liberdade do homem
Direito de liberdade de expressão
Democracia
Igualdade de renda
...inspiraram a Revolução Francesa, devido ao descontentamento do povo com a situação econômica e social da França no século XIII.
SÉC XIII???
ExcluirEu gostaria de saber como você se fundamenta em dizer que Baruch Espinoza inspirou o Iluminismo. A filosofia metafísica cartesiana de Espinoza não tem nada haver com Iluminismo.
ResponderExcluiroi, Paullo :)
ResponderExcluirdá uma olhada no primeiro capítulo do livro "A Revolução das Luzes" do Jonathan Israel. Lá ele explica um pouco sobre a importância do Espinoza